Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As bombas de calor podem ter várias aplicações, podem fazer aquecer aguas quentes sanitárias (AQS), fazer o aquecimento central (AQC) de uma casa, e fazer também o arrefecimento.

Estas funções podem ser feitas em conjunto só com uma bomba de calor, como pode ter uma bomba de calor para AQS, como para AQS e AQC e também para o arrefecimento com uma mesma bomba que fizer o AQC.

As bombas de calor são uma forma de aquecimento muito económica, porque extraem do meio ambiente ¾ da energia que necessitam para o funcionamento, sendo o restante ¼ por electricidade.

As aplicações de uma bomba de calor pode ser o AQC utilizando um sistema de radiadores, ventiloconvectores ou mesmo piso e/ou parede radiante. Para arrefecimento, pode ser utilizado uma bomba de calor que também faça o AQC, a bomba de calor em conjunto com ventiloconvectores ou piso ou parede radiante permite arrefecer as divisões de um modo eficaz e económico.

Sistema bomba de calor Imagem baseada num sistema XP Energy da Carrier - http://www.carrier.pt


Fazer AQS também é uma boa solução, requer neste caso um depósito de águas com uma ou duas serpentinas, para um possível apoio de um painel solar de circulação forçada.
Só para AQS pode-se utilizar uma bomba de calor dedicada só ao AQS, está já vem com depósito de aguas integrado, neste caso pode trazer uma serpentina para futura ligação de apoio a um painel solar de circulação forçada, em alguns casos a própria bomba de calor é que servirá de apoio, obtendo-se da energia solar o suficiente para o aquecimento das águas.

Exemplo:

Bomba de calor AQS Esquema de bomba de calor AQS

Imagens de http://www.lojadoarcondicionado.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)